quarta-feira, 21 de março de 2012

Nham Nham... tão bom!

Acabei, neste momento, de comer isto:


Soube-me tãããããããooooo bem.......!!! Só frutinha e nada de açúcar. Estavam uma delícia.

(Mas tenho uma dúvida, será que alguém me pode esclarecer? Uma vez disseram-me que não se deve comer frutas diferentes, ao mesmo tempo. Que, por exemplo, comer uma salada de frutas não faz bem porque tem muitas variedades de fruta, todas misturadas. Alguém sabe se isto tem fundamento ou se é um mito? Obrigada).

Os morangos e os mirtilos são duas frutas bastante saborosas e que fazem muito bem. Senão vejamos:
Na Wikipedia diz que "O morango é rico em vitamina C e, por isso, o consumo da fruta evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes. Ele também dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias. O morango também possui, em menor quantidade, vitamina B5, conhecida como niacina. Ela tem a função de evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Na fruta, também é encontrado ferro, que faz parte da formação do sangue" e aqui complementa referindo que "O morango é rico em água e tem baixos níveis de hidratos de carbono.
Tem também um elevado conteúdo de potássio, responsável pela transmissão de impulsos nervosos e pelo bom funcionamento dos músculos.
O fruto conta ainda com ácido fólico, que intervém na produção de glóbulos vermelhos e brancos e na síntese de anticorpos, o que ajuda a reforçar as defesas naturais, sendo muito recomenddo às mulheres grávidas na prevenção da espinha fíbida do feto e de anemias. Além disto o morango tem ainda um efeito diurético, que favorece a eliminação do ácido úrico e sais".

Relativamente aos mirtilos (é pena ser um pouco caro)  podemos ler aqui que são uma "excelente fonte de flavonóides, especialmente antocianinas, que lhe dão a típica cor azulada, de vitamina C, fibra solúvel e insolúvel, como a pectina. São também muito ricos em taninos, vitamina E, manganésio e riboflavina".

São igualmente excelentes para a saúde na medida em que os seus pigmentos antocianos têm um poder antioxidante muito elevado. Os antioxidantes combatem os radicais livres destrutivos, compostos instáveis produzidos pelo nosso metabolismo e encontrados nos poluentes ambientais. Pensa-se que os radicais livres podem provocar várias doenças como o cancro e as doenças cardiovasculares, bem como contribuir para o processo de envelhecimento e doenças como as cataratas, glaucoma, varizes, hemorróidas e úlceras pépticas.

Os mirtilos protegem o coração: segundo um estudo publicado pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry, os mirtilos fornecem 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, alimento com reputação de protetor do coração.

Esta fruta melhora a visão e protege contra a degeneração macular relacionada com o envelhecimento; é excelente para prevenir cataratas e retinopatias dos diabéticos. Também melhora a visão nocturna e reduz a vista cansada.

Os mirtilos promovem a saúde do tracto urinário: estudos recentes conduzidos pela Rutgers University NJ, provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.

Estudos laboratoriais levaram a concluir que os mirtilos melhoram a memória e a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo, protegendo o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por acção do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São excelentes antídotos para a depressão.

Além de tudo o que foi referido, os mirtilos podem ajudar a regular o trânsito intestinal e reduzir a inflamação do sistema digestivo.

São só benefícios, portanto vamos comer mais destas frutas. Além disso, ambas (morango e mirtilo) são pouco calóricas. Poupemos na farmácia e em doces e vamos consumir mais mirtilos.

Penso que é uma fruta que se dá melhor para a zona norte do nosso país, pois é uma zona mais fria.

Vocês têm por hábito comer destas frutas?

 


Sem comentários:

Enviar um comentário